janeiro 25, 2011

Eleições Presidenciais: Resultados e Reacções.


Decorreu no passado domingo mais um acto eleitoral para a escolha do Presidente da República Portuguesa para os próximos 5 anos.

À parte dos constrangimentos que ocorreram com o Cartão do Cidadão, as baixas temperaturas que se fizeram sentir em todo o país e os usuais boicotes às eleições, o Professor Cavaco Silva foi reeleito na 1ª volta com 52,94%.

Esta vitória representa o início de um novo ciclo político não só porque se trata do segundo mandato do actual presidente, mas, acima de tudo, por encerrar um período eleitoral intenso iniciado em Junho de 2009 com as eleições europeias.

Com estas eleições presidenciais ficam estabilizadas as instituições e os actores que, em cada uma, actuam. A partir daqui a acção governativa nacional e local será o centro do combate político.

Voltando aos resultados destas eleições presidênciais, é de destacar alguns dados que merecem reflexão:
1- A forte abstenção e o aumento significativo dos votos brancos.
2- O desastre eleitoral do Partido Socialista, não só pelos resultados do candidato Manuel Alegre, mas, acima de tudo, por não ter conseguido mobilizar uma parte significativa do seu eleitorado.
3- O resultado obtido pelo “protocandidato” José Manuel Coelho, que deve merecer uma profunda análise por parte dos especialistas sociais e, em particular, pelos políticos sobre as razões que levaram a este resultado.

Contudo, estes dados não condicionam a legitimidade da vitória do Professor Cavaco Silva, que perante uma campanha agressiva por vezes muito pouco honesta por parte dos seus adversários, conseguiu uma vitória esmagadora nos votos expressos.

Eis os resultados nacionais:

Carregue na imagem para melhor visualizar












No que diz respeito às freguesias afectas à Secção B, a distribuição das intenções de votos foi a que se apresenta à esquerda.

Carregue na imagem para melhor visualizar

Realça-se o facto do Professor Cavaco Silva ter vencido com maioria absoluta em todas as freguesias, com valores que variam entre os 52,10% na freguesia de Campo Grande e os 59,32% em São João de Brito.


Presidente da Comissão Política felicitou o novo Presidente

O Dr. Pedro Passos Coelho, líder do PSD, felicitou o vencedor e candidato Professor Aníbal Cavaco Silva.

Na sua intervenção Pedro Passos Coelho marcou a diferença relativamente aos discursos que foram proferidos pelos diferentes líderes partidários. Ao contrário dos seus adversários o presidente do PSD fez notar que o resultado destas eleições não serve de projecção para umas hipotéticas legislativas no curto prazo.

Apesar de o PSD ter assumido publicamente o seu apoio político à candidatura do Professor Cavaco Silva, esta vitória é uma vitória do candidato num contexto eleitoral específico, que os Portugueses sabem muito bem distinguir do debate político entre governo e oposição.

O líder do PSD fez ainda um aviso: "a vida em Portugal não será mais fácil pelo facto de os portugueses terem escolhido Cavaco Silva, na medida em que sabemos que temos pela frente um ano difícil".

(carregue no Assunto para visualizar o vídeo com as declarações do Presidente do PSD, Dr. Pedro Passos Coelho)

..