outubro 10, 2008

Coelho escondido com o rabo de fora



por António Prôa
O governo decidiu entregar a concessão da exploração da actividade portuária à empresa Liscont (do grupo Mota-Engil) por mais 27 anos. Assim, sem concurso, sem consulta, por contrapartida de obras de alargamento do terminal de contentores de Alcântara.

Não é estranho? Assim? Sem concurso? Sem consulta? Não haveria mais interessados? Não poderiam dar mais contrapartidas? Não poderia ser mais vantajoso para o estado (logo para os portugueses)? Nunca saberemos.

Certo é que Lisboa se prepara para ver crescer um muro de contentores a separa-la do rio. Longe vai o discurso de ligar a cidade ao rio… Interesses…

Outra coisa, o título deveria ser “Gato escondido com rabo de fora”. Vá-se lá saber porquê, troquei o animal…

Um Muro A Separar Lisboa do Tejo

O governo decidiu alargar o terminal de contentores de Alcântara para o triplo da sua capacidade actual. Isso significará prolongar a separação entre a cidade e o rio Tejo por uma barreira com cerca de 15 metros (um prédio de 5 andares) de altura na zona da doca de Alcântara.

A Liscont é a empresa que actualmente opera o serviço de contentores no Porto de Lisboa e o governo entendeu prolongar a concessão a esta empresa do Grupo Mota-Engil por mais 27 anos. Assim. Sem concurso, sem consulta. Sobre este “pormenor” pode ler mais aqui.

Longe vai o discurso de promover a ligação da cidade ao rio. E para não variar, a câmara de Lisboa, em vez de cuidar dos interesses da cidade e dos lisboetas, prefere fazer os fretes ao governo.

O plano de alargamento do terminal de contentores inclui também a reformulação dos acessos rodoviários e ferroviários aquela zona do porto de Lisboa com a alteração do nó ferroviário com novas ligações que terão impacto em toda a zona de Alcântara.

Não é admissível que a câmara municipal não discuta este projecto megalómano do governo que vai prejudicar a cidade de Lisboa e os lisboetas. Uma vez mais, os autarcas de Lisboa demitem-se de se pronunciar sobre uma intervenção com forte impacto no futuro da cidade e que se está a concretizar nas costas dos lisboetas.

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