agosto 14, 2009

O que nos deferencia do Partido Socialista













Gonçalo Sampaio

(Presidente da Comissão Política da Secção B)




Muito se tem discutido as diferenças, ou falta delas, entre os dois maiores partidos portugueses.




Este será um ano excepcional para, definitivamente, se perceber que as diferenças são muitas e bastante relevantes.


Recentemente muito se escreveu sobre o alegado interesse da PT na aquisição de uma parte significativa do capital da empresa titular da TVI.


Fosse a PT uma empresa exclusivamente privada, sem qualquer intervenção estatal seria, certamente, um interessante tema de economia, mas que pouco teria, ou deveria ter, de político. Atendendo a que a PT é uma empresa onde o Estado tem uma Golden Share, então o assunto passa a ter redobrado interesse político.


Sendo o canal de televisão em causa, um que mereceu, há pouco tempo, ataques públicos do Secretário-Geral do Partido Socialista (e actual Primeiro Ministro), então o assunto passa a ter redobrado interesse e significado político.


Em poucas palavras, o governo do PS via (vê?) com bons olhos a nacionalização de um canal de televisão privado.


A concepção da sociedade, e do papel do Estado, subjacente a este episódio - e que mais não é que uma repetição de tantos outros - importará discutir.


Por agora destaco a diferença. Em 1992 um governo de maioria absoluta do PSD abria a comunicação social, nomeadamente a televisão, à iniciativa privada. Em 2009 um governo de maioria absoluta socialista tenta controlar e nacionalizar alguns órgãos de comunicação social.


Aqui fica um aspecto que, claramente, diferencia os dois partidos.

Sem comentários: