março 04, 2010

Esclarecimento aos Militantes

Foi difundida pelo Jornal Público, na sua versão online, uma peça jornalística com o título ” Passos Coelho elege 312 em 452 delegados ao Congresso extraordinário”. No corpo da notícia o director de campanha de uma das candidaturas é citado nas seguintes expressões:

“Por sua vez, o director de campanha de Paulo Rangel, Mário David, disse que esta candidatura não faz "balanço nenhum" da eleição de delegados ao congresso extraordinário de 13 e 14 de Março porque "não se trata de um congresso electivo".

"Nós não nos metemos nas listas de delegados que foram apresentadas a este congresso extraordinário. (…)

Mário David referiu que (…) na sua secção, "a secção B de Lisboa, Paulo Rangel elegeu três delegados e Passos Coelho dois", mas considerou que "os resultados desta eleição não querem dizer rigorosamente nada".

Perante estas afirmações consideramos conveniente repor publicamente a verdade dos factos mas, principalmente, defender aquilo que foi a vontade expressa livremente pelos militantes da secção B.

Nesse sentido seguem-se os esclarecimentos por parte do Presidente da Comissão Política do PSD da Secção B.

Gonçalo Sampaio
Presidente da Com. Política do PSD da Secção B

Na qualidade de presidente da comissão política promovi a constituição de uma lista que integrasse vários militantes da Secção, independentemente das suas opções para a liderança nacional. Promovi essa lista pois acredito que há mais PSD para lá dos candidatos à liderança e porque este Congresso não é, não deve nem pode ser, apenas um congresso de "claques e de tropas". Infelizmente, alguns assim não entenderam e quiserem "fulanizar" a eleição de Delegados. Embora discorde frontalmente, estão no seu direito. Para que não restem dúvidas na Secção B de Lisboa foram eleitos cinco delegados. Três são da lista por mim encabeçada (além de eu próprio, o presidente da JSD e a Dra. Paula Teixeira da Cruz, numa lista que incluía ainda o vice-presidente da secção Luís Nazareth e o Prof. Pedro Lynce). Os outros dois delegados eleitos faziam parte de uma lista que se diz declaradamente apoiante do Dr. Paulo Rangel. Independentemente de quem, daqueles que integravam a lista vencedora, venha a apoiar para liderança nacional, é manifestamente abusivo dizer que o Dr. Paulo Rangel elegeu 3 delegados. É uma questão de fazer contas...”


Resultado das eleições para delegados ao XXXII congresso do PSD – 13/14 Março, Mafra

Lista B – 75 votos (3 delegados Eleitos)

Lista R – 57 votos (2 delegados Eleitos)

3 comentários:

Paulo Lopes disse...

Já agora e para que a verdade seja reposta a 100%, não ficava mal dizer os nomes dos dois Congressistas eleitos pela Lista R - José Luis Moreira da Silva e Paulo Lopes.
Por outro lado e se bem me lembro, um dos três congressistas eleitos pela lista B, afirmou apoiar a candidatura de Paulo Rangel.
Não interessa quais as intenções que levaram à apresentação da lista B. A verdade é que nessa lista havia apoiantes das candidaturas de Paulo Rangel e de Pedro Passos Coelhos. E um dos eleitos afirmou apoiar Paulo Rangel.
Logo e para que a verdade seja reposta, parece que afinal dos 5 Congressistas eleitos pela Secção B, 3 apoiam Paulo Rangel e pelo menos 1 apoia Pedro passos Coelhos (Paula Teixeira da Cruz).
Quanto ao companheiro Gonçalo Sampaio desconheço quem apoia ou apoiará.
Paulo Lopes

João Gomes da Silva disse...

Caro Companheiro Paulo Lopes,

Calculo que não se esteja a referir-se a minha pessoa. Deve ter confundido o delegado em causa, ou então neste caso o militante em causa. Nunca falei consigo sobre quem apoio... ou deixo de apoiar. Ou então partiu de algum pressuposto errado.
Mas para esclarecer o assunto, tal como já o fiz com a campanha de Paulo Rangel, e com o Jornal Público, eu explico-lhe o meu actual posicionamento.
Eu fui eleito delegado, na lista B, ocupando a segunda posição. Fui convidado pela Comissão Política do PSD Secção B a integrar uma lista institucional da secção, dado que sou o Presidente da JSD Secção B em funções. Esta situação reflecte uma tradição, já de alguns anos, existente na Secção B.
Até ao momento ainda não integrei nenhuma estrutura de campanha nas eleições directas, nem decidi qual dos candidatos a líder do PSD vou apoiar.
O Dr. Mário David nunca falou comigo e não conhece o meu posicionamento... e apesar de eu ser um dos delegados que representa a Secção B no Congresso Extraordinário, ele sentiu-se no direito de se pronunciar, ao Jornal Público, sobre o meu posicionamento e do posicionamento dos outros 4 delegados.
Eu fui eleito pelos militantes da Secção B e represento os mais jovens da minha secção, não fui eleito pelo Paulo Rangel... nem pelo Passos Coelho, nem por qualquer outro candidato a líder do PSD.
Mas se restar alguma dúvida em relação a este assunto... pode contactar-me, que tenho todo o prazer em esclarecer este assunto directamente com o companheiro.

Paulo Lopes disse...

Meu Caro João,

Antes de mais, é com satisfação que verifico que apesar de o blog da Secção não ter muitos post o mesmo é lido com regularidade, pelo menos por alguns companheiros.

Não posso deixar de ficar algo admirado com as tuas afirmações, pois se bem me lembro, aquando da apresentação da Candidatura do Paulo Rangel no hotel Tivoli, ouvi da tua boca palavras, que me pareceram manifestarem o teu claro apoio à candidatura do companheiro Paulo Rangel.

No entanto, se estiver enganado, desde já as minhas desculpas.

Quanto às listas institucionais é algo que tenho alguma dificuldade em entender, pois quem integra as listas no meu Partido são os militantes, e não os titulares de cargos.

E mais, tenho a certeza que nem todos os militantes do JSD da Secção se revêem na tua posição, como muitos dos militantes do PSD, nos quais me incluo, não se revêem na posição assumida pelo Companheiro Gonçalo Sampaio. Como tal não concordo que o Presidente da minha Secção, me represente sem me ter ouvido primeiro. O mesmo se passa com todos os militantes da Secção.

Já quanto à tradição de listas institucionais e de o Presidente da JSD ocupar um lugar próprio nessas listas, aí é algo que desconheço e que me lembre nunca aconteceu. Tenho actividade activa e de responsabilidade nos destinos da Secção quer como JSD quer como PSD, desde 1981 e não me lembro de esse tipo de listas ditas institucionais onde o Presidente da JSD tem um lugar próprio.

Agora um outro assunto, pelo qual sempre me bati e que continuo a defender é o da JSD ocupar um lugar que lhe é próprio, quer estatutariamente quer por mérito nos destinos da nossa Secção.

E nesse campo cabe a inclusão, sempre que possível, de militantes da JSD em listas candidatas a órgãos do Partido. E essa sim tem sido uma tradição na Secção desde à muitos anos, com a qual estou e estarei sempre de acordo e que espero que se mantenha por muitos anos.

Paulo Lopes