março 27, 2008


A ESCOLA DE HOJE É O MAIOR ERRO DO FINAL DO SÉCULO XX.


Hoje em agenda pública encontra-se o problema da indisciplina nas salas de aulas em Portugal. O filme da Escola Carolina Micaelis é o suporte de todo este debate que remete para outras situações e depoimentos.

O PSD foi governo durante 15 anos em Portugal e teve responsabilidades na política educativa que nas últimas duas décadas tem sido implementada em Portugal.

Não podemos deixar de assumir as nossas responsabilidades com algumas das decisões que tomámos enquanto tivemos o Ministério mais situacionista resultante de um crescimento exponencial de recursos humanos nos Verões quentes de 74 e 75.

Contudo, eu apanhei os tempos do PSD no ensino secundário e posso dizer que, também, foram anos de grande desenvolvimento nas escolas no que diz respeito ao investimento nas ferramentas educativas, na participação dos alunos em projectos liderados pelos professores, no inicio do desporto escolar.

Tivemos os melhores Ministros de Educação da democracia Portuguesa: Roberto Carneiro, Manuela Ferreira Leite, David Justino.

Mas o grosso da responsabilidade da actual situação é propriedade de quem trouxe teorias educativas remanescentes de uma linha Troskista e Socialista de cariz urbano e intelectual. Aliás, são as personagens que praticamente não aparecem nos fóruns de debate que têm sido realizados.

Foi a ideia de "Escola socialista" destes pensadores sociais que militaram na "extrema esquerda universitária e urbana" que fez os maiores estragos na educação em Portugal.

Todos somos responsáveis. Por incapacidade de nos opormos, de levarmos as nossas ideias em frente. Os professores claro! Porque acordaram tarde demais para este fenómeno como entidade corporativa. Os pais sem sombra de dúvida, porque aceitaram que as dificuldades diárias das suas vidas os afastassem de serem pais de corpo inteiro com obrigações de educação dos seus descendentes, no que diz respeito aos deveres e direitos que a cidadania confere a cada um de nós.

Agora temos que arrepiar caminho e ter uma nova mensagem para a Escola. Onde a necessidade absoluta na qualidade dos professores tem que ter uma correspondência na defesa da sua autoridade, nas condições de ensino, na exigência disciplinar e de resultados dos alunos.

Uma Escola proactiva no ensino e na educação. Exigente mas empreendedora no sucesso de cada aluno. Uma Escola multidisciplinar onde o ensino curricular e a actividade da comunidade educativa se complementam e envolvem todos sem excepção.

A nossa Escola tem que ser um local onde se aprenderá a viver em comunidade e se prepara para enfrentar o difícil e competitivo mundo do trabalho.


Paulo Fonseca

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