
por Gonçalo Sampaio
Na Vida há momentos para fazer o balanço do percurso seguido e avaliar as opções tomadas. Só com esse exercício podemos olhar para a frente e tomar opções para o futuro.
Olhando para a vida política portuguesa, este é o momento de avaliar o Governo. Um Governo que governa há mais de 4 anos, com maioria absoluta e onde o Primeiro-Ministro será recandidato, tornando a necessidade de avaliação ainda mais premente.
Este é o momento em que os Portugueses devem perguntar-se: Que balanço faço do mandato deste Governo ?
Num segundo momento, já não muito longínquo, haverá que fazer o confronto das propostas e da credibilidade de quem as faz.
Fiquemos, por agora, no primeiro momento o do balanço da actuação do Governo.
A ansiedade com que alguns têm vindo a exigir a apresentação de propostas por parte do PSD, leva-me a admitir que o Governo, e o Partido que o apoia, receia este exercício. Quer, portanto, desviar o debate para outros palcos. Mas tudo tem o seu tempo.
Em 1980, na campanha para a eleição dos Presidente dos Estados Unidos da América, um candidato desafiou o povo a esse exercício. Perguntou ao povo americano "Are you better off than you were 4 years ago?" (Está melhor do que estava há 4 anos atrás ?).
A esmagadora maioria dos eleitores respondeu que não, tendo o então recandidato perdido as eleições.
No Portugal de hoje, serão poucos - se alguém - que possa responder que sim à referida pergunta.
Talvez por isso, tantos pretendam, desde já, desviar as atenções.
In blogue " Novas políticas"do IFSC
Sem comentários:
Enviar um comentário