janeiro 29, 2009

TGV : A quem interessa?

Apresento um texto que está a circular por correio electrónico. Vale o que vale mas deixo-o neste espaço para que se leia, reflicta e se debata.

Estamos a falar de obras públicas de grande importância para o país. A sua opção depende do que desejamos que Portugal seja a médio prazo.

Por mim, parto de uma visão Europeia no que concerne ao TGV. Se somos periféricos então tudo deveremos fazer para passarmos a ser mais "continentais".

Se for possível uma rede Lisboa - Moscovo , com um grande Hub ferroviário de alta velocidade no centro da Europa (Strasbourg, Frankfurt, Munique , Zurique) que desmultiplicasse para as principais capitais do continente Europeu, seria um projecto que não devíamos ficar de fora.

No entanto, creio que não é isso que está em cima da mesa europeia no que concerne a este tipo de transporte. Por isso convém debater para decidir.

Aqui fica o texto em causa:

"A QUEM VAI SERVIR O TGV

Este é o pensamento político que temos (em Portugal) , está em todas:
Estádios de futebol, hoje às moscas,
TGV,
novo aeroporto,
nova ponte,
auto-estradas onde bastavam estradas com bom piso,
etc. etc.

A quem na verdade serve tudo isto?

PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM A QUEM VAI SERVIR O TGV ...

1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,
2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ...CLARO,
3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...

OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !

Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.

Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.
A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.
Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.

Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas,
na qualidade do seu Ensino Superior,
nos seus museus e escolas de arte,
nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.

Percebe-se bem porque não
construíram estádios de futebol desnecessários,
constroem aeroportos em cima de pântanos,
nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).

É por razões de sensatez que não o encontramos
na Noruega,
na Suécia,
na Holanda
e em muitos outros países ricos.


Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.
Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:
1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma)
mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).

E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

Cabe ao Governo reflectir.

Cabe à Oposição contrapor."

Fica o desafio a cada um de nós debater e tomar uma posição.

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